Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Campos Novos prepara maior ação de combate ao mosquito da dengue

Publicada em: 19/02/2020 14:42 - NOTÍCIAS GERAIS

A equipe de Controle de Endemias de Campos Novos, inicia a partir do dia 02 de março, mais uma edição do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). O LIRAa é uma atividade que foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em 2002, e permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus.

 

A atividade é realizada por meio da visita a um determinado número de imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP). Serão vistoriados todos os bairros de Campos Novos com quarteirões definidos aleatoriamente, como aconteceu em anos anteriores. Cinco Agentes de Controle de Endemias estarão envolvidas nesta atividade.

 

Segundo o Gerente de Vigilância Ricardo Silva, em caso de qualquer problema detectado será emitido uma Notificação de Alerta e caso não seja resolvido, a equipe está autorizada e amparada na lei, podendo aplicar multas aos proprietários que se neguem a colaborar. “Receba bem em sua casa ou empresa as Agentes de Endemias pois elas são suas amigas e estão trabalhando para o seu bem, pela sua saúde e pela saúde da população de todos os camponovenses”, destacou o Gerente.

 

Conforme definido na Estratégia operacional do estado de Santa Catarina, os municípios que apresentam risco devem realizar a atividade nos meses de março e novembro com possibilidade de uma terceira ação no ano entre os meses de julho e agosto. A atividade do LIRAa fornece informações referentes a quantidade e o tipo de recipientes inspecionados, ou seja, locais que apresentam água, e que podem servir como criadouros para reprodução do Aedes aegypti. Esses dados auxiliam os municípios a discutir e direcionar ações para áreas apontadas como críticas, além de avaliar as atividades desenvolvidas, o que possibilita a otimização de recursos humanos e materiais disponíveis.

 

A título de informação, no período de 30 de dezembro de 2018 à 28 de dezembro de 2019, foram identificados 30.029 focos do mosquito Aedes aegypti em 186 municípios. Comparando ao mesmo período de 2018, quando foram identificados 16.007 focos em 164 municípios, observa-se um aumento de 87,6% no número de focos detectados.


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Campos Novos

Jornalismo WEB Rádio Cidade

Compartilhe: