Santa Catarina começa a receber
nesta semana do Ministério da Saúde as primeiras remessas da
vacina contra a gripe. O Estado espera um total de 2,5 milhões de doses durante
o período de imunização. No ano passado, foram recebidas 2,1 milhões de doses
da vacina.
O envio pelo Ministério da Saúde será feito de forma gradual. Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), a primeira remessa está prevista para chegar a SC entre esta segunda (16) e
terça-feira (17), quando devem ser recebidas aproximadamente 305 mil doses.
A campanha de vacinação contra a gripe estava prevista para começar na segunda quinzena de abril, mas foi antecipada pelo Ministério da Saúde em Todo o país para a próxima segunda-feira (23) devido à pandemia do novo coronavírus.
A primeira fase da campanha, a partir de 23 de março, será destinada aos idosos (pessoas acima de 60 anos) e profissionais da saúde. A Dive/SC calcula que o público desta categoria some cerca de 800 mil pessoas em Santa Catarina.
Depois, na segunda fase, que começa em 16 de abril, serão vacinados professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não
transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Este público inclui aproximadamente 570 mil pessoas, estima a Dive/SC.
A partir de 9 de maio começará a terceira fase da campanha, que será destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos
sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. Segundo a Dive/SC, são cerca 890 mil pessoas nesta faixa no Estado.
A mobilização nacional para o "Dia D" da vacinação contra a gripe está marcada para o dia 9 de maio.
Estado teve 70 mortes por gripe no ano passado
De acordo com dados da Dive/SC, 70 pessoas morreram em Santa Catarina no ano passado vítimas do vírus influenza. A maioria das mortes foi registrada entre pessoas acima de 60 anos (34 casos), seguida pelas faixas etárias entre 50 e 59 anos (20 casos), 40 a 49 anos (9 casos), 30 e 39 anos (3 casos), 10 a 19 anos (2 casos), 20 a 29 anos (1 caso) e 5 a 9 anos (1 caso).
Jornalismo WEB Rádio Cidade
