O pânico tomou conta da população camponovense na semana passada. Na manhã da última quinta-feira, 12/03, um meio de comunicação local divulgou que um paciente de 35 anos havia dado entrada no Hospital Dr. José Athanázio com suspeita do Covid-19, o novo Coronavírus. Até o início da tarde a informação foi espalhada em grande proporção, e de certa forma distorcida, chegando ao ponto de ser dito nos grupos do WhatsApp que haviam 03 casos confirmados do novo vírus na cidade.
O paciente em questão, no entanto, não apresentava os sintomas que se encaixavam nos critérios clínicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sendo descartado o Coronavírus. Com a negativa e os sinais identificados foi encaminhada a coleta de material para o laboratório realizar os exames de H1N1 e Tuberculose. Na manhã desta terça-feira, 17/03, o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC), retornou com o resultado dos testes confirmando o Vírus Influenza A (H1N1).
De acordo com a Técnica da Vigilância Epidemiológica, Rosangela de Sá, o paciente que num primeiro momento ficou internado em isolamento no Hospital Dr. José Athanázio, já foi liberado e por se tratar de uma doença viral receberá seu tratamento em casa. “Pedimos à população que mantenha as medidas de higiene e prevenção e se preocupem também com outras doenças que estão ocorrendo aqui na nossa região, como Sarampo e Febre Amarela”, ressaltou Rosângela.
Fonte: ASCOM - Prefeitura de Campos Novos
Jornalismo WEB Rádio Cidade
