Há 20 anos, Homem-Aranha estreava nos cinemas. O longa dirigido por Sam Raimi foi o ponto chave para que adaptações de quadrinhos de super-heróis dominassem o cinema. Aqui também foi introduzido Tobey Maguire ao grande público, que anteriormente era conhecido por pequenos papéis.
Nesta lista, separamos cinco momentos inesquecíveis do filme. Confira:
Beijo de cabeça pra baixo
É impossível listar quantos filmes e séries já reproduziram uma das mais icônicas cenas de beijo do cinema. Após Peter Parker (Maguire) presenciar Mary Jane (Kirsten Dunst) sendo perseguida por ladrões, ele salva a garota e ainda ganha um beijo enquanto está pendurado de cabeça para baixo em sua teia.
Peter tentando aprendendo usar as teias
As cenas onde Parker está aprendendo a lidar com seus novos poderes são hilárias. Em uma tentativa de entender como usar suas teias, o adolescente recita uma das frases mais engraçadas do filme: “vai teia, voa! Para o alto e avante, teia! Shazam!”.
Peter pegando a bandeja no refeitório da escola
Em uma cena onde MJ quase escorrega em uma poça de suco no refeitório do colégio, o sentido aranha domina Peter e ele consegue não apenas salvar a amada, mas também a bandeja com o seu lanche.
E para a surpresa de todos, não teve o uso de CGI (computação gráfica) para alcançar o objetivo da cena. Não foi nada fácil gravar toda a sequência, sendo que Maguire teve que gravar 156 vezes, durante 16 horas, até conseguir o resultado esperado. A informação foi revelada nos comentários do DVD do filme.
"Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”
A frase “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades” é de fato a mais marcante dos filmes de Homem-Aranha. Preocupado com o sobrinho, tio Ben (Cliff Robertson) tem uma conversa com Peter, dizendo que o garoto está distante e precisa ser mais responsável. Após algumas cenas, Ben morre após levar um tiro.
Confronto final
Uma das melhores decisões feitas em Homem-Aranha é de fato Willem Dafoe ser o intérprete de Norman Osborn, o Duende Verde.
Durante o grande confronto do filme, o vilão joga MJ da ponte do Brooklyn, mas o teioso a resgata. O herói ainda derrota o Duende Verde, que é morto por ele mesmo em uma tentativa de matar Parker.
