Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Brasileira morta na guerra da Ucrânia era de Ribeirão Preto

Publicada em: 08/07/2022 14:31 - NOTÍCIAS GERAIS

A brasileira Thalita do Valle, de 39 anos, que morreu em meio à guerra da Ucrânia era de Ribeirão Preto e estava em missão humanitária no pais.

O batalhão que ela integrava foi atacado no sábado (2). Thalita, segundo os parentes, morreu asfixiada após incêndio em um bunker.

A morte de Thalita foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores na última terça-feira (5). A brasileira morreu após ter aspirado fumaça e gases tóxicos de um míssil, após um bombardeio. Douglas Búrigo, também voluntário na guerra, também morreu na mesma ocasião. Com os dois óbitos, chega a três o número de brasileiros que perderam a vida lutando na guerra, incluindo André Hack Bahi, 44, no início de junho.

Rose do Valle, mãe de Thalita, fez um apelo para fazer o reconhecimento do corpo da filha, para ter certeza que de fato ela morreu. Em entrevista para o jornal O GLOBO, ela diz que aceita o procedimento até mesmo pela internet.

"Um comandante da Ucrânia entrou em contato com a Embaixada lá e mandou avisar que vão cremar os corpos. O corpo dela não foi queimado, ela só respirou a fumaça e os gases do míssil. O outro rapaz foi carbonizado, mas ela não. Só que eu pedi para eles que, mesmo pela internet, eu quero ver o corpo da minha filha. E eles disseram que não podem fazer esse processamento, não podem enviar [o corpo]", disse.

Rose afirmou que está em contato com o Itamaraty e aguarda para saber se poderá ver o corpo da filha. Ela conta o motivo que fez a filha ir para Ucrânia.

"Quando ela foi chamada para ir para lá [Ucrânia] e resolveu ir, eu ainda falei: 'Para quê você vai lá, para uma guerra?'. Ela: 'Mãe, tem muitos animais lá, todos feridos, ela participava de uma ONG que protegia animais, ela falou que tem crianças, idosos que não conseguiram sair, tem soldados que perderam membros'. Ela era enfermeira formada, então teimou e foi", finalizou.

Compartilhe: