A vovó Palmirinha, ou Palmira Nery da Silva Onofre, ícone da televisão brasileira, morreu neste domingo (7), aos 91 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela família em comunicado no perfil oficial de Palmirinha nas redes sociais.
Segundo informações dos familiares da apresentadora e da cozinheira, Palmirinha estava internada desde o dia 11 de abril no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na capital paulista, em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos.
Palmirinha era considerada a “vovó mais querida do Brasil” por causa da carreira de décadas como apresentadora de programas de culinária da televisão brasileira. A família descreve a ícone da história da TV como simples e cativante, o que possibilitou que ela ganhasse fãs, os amiguinhos e amiguinhas, como os chamava.
Ela estreou na TV na Band no programa de Silvia Poppovic. Ela já era cozinheira, mas foi descoberta por uma diretora da atração. No MasterChef, em 2019, a apresentadora contou a experiência para Ana Paula Padrão.
"Eu já cozinhava e fazia festa. Ela precisava tinha uma pauta no programa de como criar os filhos sozinha. Eu fui e levei uma cesta de empadinha para ela. Dei de presente para ela", disse.
A família diz, com carinho, que a Palmirinha é um exemplo de mãe, que sempre batalhou para sustentar a casa, dar educação e vida digna com qualidade para suas três filhas. “Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida”, declarou em nota.
Trajetória
Palmira Nery da Silva Onofre estreou na televisão aos 63 anos no programa da apresentadora Silvia Poppovic, na Band. Após a participação, o talento dela chamou a atenção e logo começou a trabalhar com a Ana Maria Braga, na Record TV.
Em 1999, Palmirinha foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária, onde apresentou o programa por mais de 11 anos. Na sequência, apresentou a atração “Programa da Palmirinha” no canal Fox Life, que permaneceu no ar até 2015.
Fora da televisão, fez sucesso em participações nas telonas como no especial “Internet: O fime”. Seu último trabalho na TV foi em 2019, como jurada no reality show Chef ao Pé do Ouvido, no canal pago GNT.
Na ocasião, a carismática apresentadora bateu um papo para lá de descontraído com Ana Paula Padrão e cozinhou com Erick Jacquin. Ela ainda recebeu depoimentos dos jurados do programa que a fizeram se emocionar.
A cozinheira ficou emotiva ao entrar no estúdio e recebeu homenagens dos chefs Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça. “Se eu tivesse crescido com você, tenho certeza que seria tão boa cozinheira como sou hoje. Você representa muita força. Você ensinou o Brasil a cozinhar e mudou a vida de muitas pessoas”, disse Paola.
Fogaça disse que, para ele, Palmirinha o fiz se lembrar de sua avó. “Exemplo no quesito gastronomia familiar”, destacou. E Jacquin comentou a importância da cozinheira: “Você ajudou a mostrar como cozinhar e mudou a cultura brasileira”.
