O World Emoji Awards, escolheu o emoji que mais representa o ano de 2023: a carinha derretida. A eleição foi realizada nesta segunda-feira (17), dia mundial do emoji. Segundo a WEA, o emoji, com seu sorriso distorcido, tem um charme sarcástico que todos vocês adoram.
A carinha é usada literalmente para falar sobre calor extremo e metaforicamente para momentos embaraçosos, como vergonha, pavor ou sensação de opressão.
O “dia do emoji” foi criado em 2014 e o dia escolhido porque 17 de julho aparece no emoji que simboliza o calendário. Sucesso em todo o mundo, as figurinhas foram criadas há mais de 20 anos pelos japoneses e, de lá pra cá, vem evoluindo e criando a sua própria maneira de se comunicar.
No Brasil, os emojis mais utilizados são o coração vermelho tradicional, a carinha "chorando de rir", e a "'carinha apaixonada" com olhinhos de coração.
Uso de emoji de "joinha" gera processo no Canadá
Uma confusão por causa de um emoji foi parar nos tribunais no Canadá. Um juiz considerou que o polegar para cima, conhecido popularmente como "joinha", é válido como assinatura de contrato. A decisão aconteceu em uma disputa judicial entre um fazendeiro e um cliente.
O agricultor enviou o "joinha" por mensagem no celular depois de receber uma proposta de encomenda de linhaça. O comprador achou que estava tudo certo. Mas o fazendeiro não entregou o pedido e acabou processado.
