A Festa do Peão de Barretos continua sendo palco de idas e partidas dos viajantes solitários. O engenheiro civil Pedro Biondo Matias, de 29 anos, conhecido como Pedro Berranteiro anunciou neste ano que vai partir, apenas com seu cachorro e um berrante, em uma viagem pelas Américas. Pedro Berranteiro anunciou a aventura durante o lançamento do terceiro livro do Cavaleiro das Américas, homem que viajou do Canadá a Barretos durante anos no lombo de um cavalo, enfrentando nevascas e calor de deserto.
Segundo Berranteiro, que é morador de Paulo de Faria (SP), a viagem será feita a bordo de uma caminhonete antiga na companhia do seu cachorro, um Border Collie chamado Bastião, e o berrante. Ele vai partir quando a festa de Barretos deste ano terminar e voltar na abertura da 71ª Festa do Peão de Barretos, em 2026.
“Eu sempre quis conhecer outros países e divulgar a cultura do toque do berrante pelo mundo”, disse o berranteiro, que pretende passar por Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, El Salvado, Niguaragua, Honduras, Guatemala, México e por fim Estados Unidos onde permanecerá por mais 6 meses. “Pretendo voltar ao Brasil em mulas e quero terminar a viagem em Barretos na Festa do Peão de 2026.”
O aventureiro é tricampeão do Concurso de Berrante da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, tricampeão do Concurso de Berrantes da Festa Muar do Sertão de Barretos, bicampeão do Encontro Nacional de Muladeiros de Iporá (GO), campeão do Concurso de Berrante da Festa do Peão de Cajamar (SP), campeão do Concurso de Berrante de Ouro Fino-MG e campeão do Concurso de Berrante da Queima do Alho de Uberaba (MG).
Durante a viagem, Pedro Berranteiro vai dar aulas sobre a arte de tocar berrante.
