“Sou uma minúscula criatura num mundo fantástico, desafiador e perigoso. Sou um ser humano, muito humano, que sente em si a dor dos outros, até mais do que desejaria”, de forma poética, a escritora Ivone Zanella se auto define. E não poderia ser de outra maneira, pois foi na poesia que Ivone encontrou uma das suas grandes paixões.
Fã de Machado de Assis e Clarice Lispector, Ivone iniciou sua carreira como escritora de forma despretensiosa. “Sempre gostei de escrever. Era tão encantada por livros, tinha o desejo de conhecer de perto um escritor ou escritora, uma admiração atípica e forte. Mas, jamais pensei que poderia ser uma”, relembra.
Como foi que tudo começou e como Ivone conseguiu se destacar como escritora? Em entrevista Ivone Zanella conta sua inspiradora história.
Nascida em Machadinho, Rio Grande do Sul, desde então, ela passou por Tangará, Ibiam, e após passar no concurso da Caixa, assumiu como bancária na Agência de Joaçaba. Mas foi em Campos Novos que ela fez morada e também construiu sua família. Sua vida era dedicada ao trabalho, aos estudos e a sua bela família, na qual teve dois lindos filhos. Apenas quando se aposentou encontrou tempo e a inspiração necessários para se tornar escritora. Com uma trajetória marcada pela sensibilidade e autenticidade, Ivone não só conquistou seu espaço no mundo literário, mas também obteve reconhecimento por seu talento.
Inicialmente, guardava seus textos e poesias sem pretensões de publicá-los. Paralelamente, dedicava-se à pintura. Foi mostrando suas obras de arte para amigos e conhecidos que Ivone recebeu incentivo para procurar uma editora. Assim nasceu seu primeiro livro, "LITERARTE – Nas linhas e entrelinhas da imaginação", que combina literatura e arte, suas duas grandes paixões. O sucesso deste livro foi o pontapé inicial para sua carreira literária. O desejo e prazer na escrita foram crescendo, e logo Ivone estava produzindo mais obras. A autora escreveu mais três livros: "SER E VENCER", uma obra reflexiva; "O SEGREDO DE LUNA", um romance complexo e envolvente; e "POR TRÁS DA TIMIDEZ", um livro autobiográfico que mistura memórias e reflexões. Sua motivação para escrever vem de todas as partes da vida – do amor, da morte, do cotidiano e das coisas simples que a rodeiam. Ivone é uma observadora perspicaz, captando tanto o dito quanto o não dito, e encontra inspiração nas entrelinhas da vida.
Para a escritora, a literatura é mais que uma paixão, mas também uma ferramenta importante para a formação do indivíduo, que o ajuda no desenvolvimento do senso crítico, vocabulário e imaginação. Ela acredita firmemente na importância da leitura desde cedo, tanto em casa quanto nas escolas, para a formação de cidadãos mais conscientes. Para incentivar os estudantes a encontrarem o prazer na literatura, Ivone realiza palestras nas escolas de Campos de Novos e região. “Sempre digo que saí do magistério, mas o magistério não saiu de mim”, declara. Ivone incentiva os estudantes a lerem, escolhendo assuntos que lhes interessem, e destaca o poder transformador da leitura. A determinação de Ivone foi recompensada quando seu romance "O SEGREDO DE LUNA" ganhou o primeiro lugar no II PRÊMIO SAPIENS DE LITERATURA. Este reconhecimento trouxe imensa felicidade e validação para sua jornada literária. Além disso, Ivone tem participado de diversas antologias, sempre se destacando.
A escritora Ivone é prova de que nunca é tarde para perseguir um sonho. Mesmo após a aposentadoria, ela encontrou uma nova paixão e alcançou o reconhecimento literário. Seu conselho é claro: nunca desista de seus sonhos, pois eles levam à realização. Ivone continua sonhando e escrevendo, ciente de que a vida é uma história em constante evolução, cujo epílogo está nas mãos de Deus.

